As melhores viagens com crianças: Santa Catarina


Santa Catarina tem um litoral maravilhoso. Paranaenses e gaúchos costumam brincar que toda a beleza das praias dos seus estados, foi parar em Santa Catarina. Eu sempre gostei de passar férias e feriados por lá. Em cada época da vida descobri um cantinho com o qual me identifiquei: Guarda do Embaú, Farol de Santa Marta, baladas em Camboriu, Florianópolis, Garobaba, enfim… não faltam opções. Embora eu não tenha casa em Santa Catarina, costumo ir para alguma praia do litoral, pelo menos umas 4 vezes por ano. Fiz uma lista de várias opções de viagens para Santa Catarina com crianças:

Porto Belo – Mariscal -  Zimbros – Bombinhas

A região de Porto Belo é cheia de opções para crianças. O mar na praia de Zimbros parece uma piscina de tão calmo. Quando o Pedro tinha 6 meses, alugamos uma casa quase na frente do mar e foi uma delícia. Para quem prefere hotel, a opção mais conhecida é a Pousada dos Ingleses hotel com bagalôs (não são muito sofisticados) e de frente para a praia. O dono é francês mesmo e atmosfera da pousada é muito gostosa.

A poucos metros dali, fica o restaurante mais gostoso da praia é o Berro D’Água: adoro a comida, as crianças podem ficar brincando na areia e na grama e a música é ótima.

Restaurante Berro D’Água
Rua Rio Juquiá, 578 – Zimbros – (47) 3393-3666 (há várias placas indicando a entrada)

O primeiro Reveillon da Luiza alugamos uma casa em Canto Grande, que é a praia ao lado de Zimbros.

dscf00191

Pedro na sacada da casa que alugamos em Canto Grande

dscf0131c

Ciclone subtropical: o mar calminho, estava super agitado

Em Mariscal, meu hotel favorito é a Morada do Guaruça. Os apartamentos tem estrutura de cozinha (microondas e louças), 2 andares, 2 banheiros, varanda com rede, ficam de frente pro mar e ainda tem um gramado gostoso na frente do quarto. Existe também um outro hotel, dos mesmo donos, que é o Baden Baden, ele é um pouco mais sofisticado, mas não tem piscina. Só é preciso prestar atenção pois eles fecham no inverno.

Em Bombinhas há MUITAS opções de hotéis e restaurantes de todos os tipos. O Vila do Farol é do estilo resort: meia pensão, monitores infantis com programação o dia inteiro, (para diversas idades) piscina aberta e piscina fechada (térmica), bar na piscina, sala de ginástica, praia com guarda-sol e cadeira do hotel (e serviço de bar e restaurante) e os quartos tem estrutura com microondas, pia e louça, bercinho e banheira.

Praia do Vila do Farol, em Bombinhas

Na região há diversos pontos de mergulho e a água tem uma cor linda.

Praia do Rosa

A Praia do Rosa é a praia mais charmosa de Garopaba. Tem muitos hotéis e restaurantes gostosos (alguns não aceitam crianças, como a Quinta do Bucaneiro). O hotel Fazenda do Rosa continua sendo uma das melhores opções para família. Os chalés tem muita privacidade, são espaçosos e tem até lareira (faz frio em Santa Catarina).

Em julho/agosto é possível ver baleias no mar, uma experiência maravilhosa.

Depois de fazer este post, fui com as crianças para Praia do Rosa. O post está aqui.

Florianópolis

As dicas de Florianópolis estão em diversos posts. Veja aqui:

As Melhores viagens com Crianças – Florianópolis

Florianópolis além das praias

Florianópolis com emoção (dunas da Praia da Joaquina)

Beto Carrero

Já fomos 3 vezes no Beto Carrero com nossos filhos (e com filhos dos outros) em diversas idades e posso garantir que a criançada se diverte muito. Para ver o post da nossa última ida, clique aqui.

About these ads

41 comments on “As melhores viagens com crianças: Santa Catarina

  1. que delícia.
    adorei o post, adorei o blog!
    nasci em santa catarina, mas saí de lá há muitos e muitos anos atrás (quando argentino ainda alugava o estado inteiro pelo preço de banana, lembra?)
    me acarioquei mas ainda acho que as praias de sc são umas das mais lindas do brasil, tô errada?
    beijos, vô voltar sempre!

  2. Pingback: crianças | Santa Catarina | viagem.vc

  3. não fui muito pra esses lados…
    só uma oktober fest na adolescência e camburiú, long time ago…….
    kkkk
    as dicas estão ótimas, até pq se alemanha não virar, vamos torrar em alguma praia deste brasil.

    meu, o pedro é um charme só!
    sou fã!
    kkkk
    bjocas

  4. Pati Querida
    a foto do trio está MA-RA-VI-LHO-SAAAAA
    Lindos, lindos
    ótimas dicas, postei sobre o PR, passa por lá!!!

    Bjoquinhas geladinha né? hehe

  5. Queria perguntar sobre uma pousada nova em Bombinhas, a Marin Chateau. Na verdade eu quero saber mais e’ sobre a localizacao, ja que nao conheco a regiao e estou indo com 2 criancas: 4 anos e outra de 6 meses. Sera que ficaria bem localizada nesse lugar? Nao queremos ficara andando demais.
    Daniela (de Belo Horizonte, MG)

    • Oi! Ela fica em Mariscal, uma praia bonita, que não fica tão lotada quanto Bombinhas, tem bastante areia mas tem mar bem agitado. Nao sei exatamente o que vc estava procurando mas nesta praia vai ser difícil curtir o mar c as crianças. Eu já fui mais de uma vez para Mariscal com o Pedro e foi bem gostoso, mas sem entrar mto no mar. Quanto a pousada, fui conhece-lá em Janeiro, ela tinha recem inaugurado, é SUPER charmosa, quartos bem gostosos e banheiros bons. Acredito que ela não é super “voltada” para crianças, mas se vc não está procurando nenhuma estrutura infantil específica, acho que vai gostar muito.

      • Obrigada pela resposta! E entre ficar em Floripa na praia dos Ingleses (Porto Ingleses Hotel) ou Jurere (Jurere Beach Village), o que voce escolheria? O que seria mais interessante para as criancas? Somos 100% diurnos, no maximo uma saida rapida para um jantar as 19hs. Iremos na ultima semana de novembro.

      • Oi Daniela, nunca fiquei no Jurerê (nem com nem sem crianças), lá rola muita balada lega e é bem jet set… a principio acho que não combina muito com crianças. E Ingleses fica o Costão do Santinho… um resort bem bacana, super equipado (ganhou melhor resort do Brasil por anos seguidos). Pelo que você falou do teu estilo, acho que Mariscal ainda é uma boa opção… mas light, você deu uma olhada na Pousada Morada do Guaruça http://www.moradadoguaruca.com.br/ ? Fiquei lá algumas vezes, acho que é bem vhild-friendly, tem piscina e um gramadão na frente do quarto.

  6. Adoreias dicas!Qual seria a melhor praia em bombinhas para ir com crianças na sua opinião? Tenho um bebê de 2 anos e estamos querendo ir com ele para bombinhas nas ferias, mais estou meio perdida pois não conheço a região. Se tiver alguma dica de pousada e hoteis agradeço. Camila

    • Já fui mais de uma vez. Na última estava grávida da Luiza, se não me engano foi em no primeiro semestre de 2008. A outra deve ter sido uns 6 meses antes.

      Indico porque realmente acho bem equipada e bem localizada para quem vai com crianças.

  7. Olá!
    Estou planejando ir com meu marido e filha (de 3 anos) para Bombinhas em novembro. Gostaria de saber se nessa época chove muito, se o mar é quente e se a pousada Vila do Farol é realmente legal.
    Obrigada,
    Letícia

    • Oi Leticia!

      Não deveria ser uma época de chuva, mas não crie muitas expectativas em relação ao tempo, pode chover e fazzer frio. A água do mar não é quente. Algumas pousadas chegam a ficar fechadas neste período. No entanto a Vila do Farol tem uma estrutura super boa tantos para dias frios quanto para dias quentes. É um mini resort (mini por não ser grande), a comida é gostosa, tem uma piscina aberta bem bacana, fica na beira da praia e tem piscina térmica fechada para dias mais frios. Tem programação infantil. Os quartos são espaçosos e tem estrutura de cozinha. Fiquei duas vezes lá e gostei das duas.

      bj

  8. É verdade que na época do ano novo bombinhas costuma ter problemas com agua e luz por causa da quantidade de pessoas? Queria ir mas depois dessa informação fiquei na duvida, pois vamos num grupo com criancas de 1, 3 e 7 anos. Obrigada

    • Oi! Eu passei o Ano Novo quatro vezes lá e, em nenhuma das vezes, passei por estes problemas… realmente fica bem cheio, acho que o problema é que acaba tendo bastante trânsito entre as praias. Por isto aconselho ficar em um lugar e não se movimentar muito entre elas, neste período.

  9. Olá, eu também estou planejando ir em Novembro e gostei bastante do post sobre Mariscal e da opinião sobre a Pousada Morada do Guaruça, mas esse comentario acima onde vc diz que é comum mal tempo nessa época me desanima um pouco… :(
    Cheguei a fazer contato na Pousada e estou aguardando o lançamento da tabela de tarifas para esse período, vamos ver no que vai dar!
    Mas eu gostaria de saber como é a locomoção em bombinhas? Existe um centro da cidade onde fica o comercio local? Se sim, fica perto de mariscal? Obrigada!

    • Olá!

      Acho que em Novembro você não vai ter muitos problemas com o clima. A Pousada do Guaruça é muito gostosa e, os apartamento são bem confrotáveis. Todas as praias em Bombinhas (Zimbros, Mariscal, Bombinhas…) tem uma pequena estrutura com mercadinho, frutarias, farmácia e lojinhas em geral. Para ir de uma praia para outra é necessário estar de carro. Há um morro entre elas (menos entre Zimbros e Mariscal).

      Em Bombinhas a estrutura é super completa, muitas lojas, muitos restaurantes e muitas pousadas. Zimbros e Mariscal são mais “isoladas”.

  10. Olá vc pode me passar o contato da casa que vc alugou no canto grande pe na areia?? Pq quero ir pra lá com as crianças!!! obrigada!!! Samara

  11. Olá com certeza SC é um dos estados mais bonitos e enriquecidos com cultura e diversão para todas as idades, especialmente crianças e adolescentes Eu costumei sempre dar uma olhada em http://www.precodepassagens.com.br/, antes de pensar em sair viajando em ônibus, com todo o conforto e segurança de não se preocupar em dirigir, especialmente para desconhecidos lugares com seus filhos.

    Abraço e sucesso sempre!
    Geison

  12. Tem uma cidade a uns 40 km ao norte de Florianópolis chamada Governador Celso Ramos que tem umas 20 praias paradisíacas…!!! O lugar é pouco conhecido, mas é lindo demais!!! Vale a pena conhecer.

    No site http://www.turcelsoramos.com.br tem informações de todas as praias de lá.

    Espero ter ajudado.

  13. Oi Pati, muito bom seu blog, nos ajudou a definir o destino de nossas ferias em janeiro, vamos pra praia de Zimbros, temos um menino de 3 anos, você teria algumas dicas de passeios que podemos fazer ? vamos estar de carro. Obrigado, Augusto.

  14. Sou Catarinense e frequento as praias que você citou, só gostaria de fazer uma observação quanto a Mariscal, a praia não é tão calma assim, tenho criança e tomo muito cuidado com as ondas e a profundidade do mar que repentinamente se torna mais fundo! porém é uma praia deliciosa e de águas limpas, o que já esta faltando por aqui! Suas dicas são super bacanas!!

    • Realmente o mar de Mariscal não é nada calmo, inclusive ele é apropriado para oa prática do surf! Mas a praia tem bastante areia e não é uma praia com muita “muvuca”, muita zoeira. Já o mar de Zimbros, Bombinhas e Canto Grande são ótimas!

  15. Oi Pati,
    Adorei suas dicas, estou pensando em ir para praia so Zimb. Meu bebe estara com 10 meses. O que ha para fazer por la? Tem lugares para passar com o carrinho de bebe? Queria saber se ha um lugar legal com loginhas e restaurantes…

    • Oi Mari, as ruazinhas com lojinhas ficam em Bombinhas. Zimbros é mais isolado (e também mais preservado). Se vocie estiver de carro vai conseguiur circular entre as praias, ir em restaurantes , lojinhas etc! Em Zimbros mesmo, o clima é mais ficar curtindo a natureza. O melhor restaurante da região fica ali, o Berro d’Agua. beijo e boa viagem

  16. Tiro férias no final de agosto; gostaria de saber, se for a bombinhas na ultima semana de agosto e primeira de setembro consigo curtir a praia? Consigo entrar?

    • Olá! Acho que você pode pegar tempo bom, com sol. Mas só va entrar na água se for surfista ou corajoso! As criancas, que nunca sentem frio, pode “brincar na água”, mas vai ser difícil tomar banho tranquilamente pois a água é fria!

      abs

  17. ola Parti nunca fui para floripa, e estou indo no final de outubro. queria fazer beto carrero e balneario camboriu. nunca dirigi nessa regiao. vc acha q alugo um carro? é tranquilo? vou com meu marido e minha filha de 3 anos. vc tem alguma praia p indicar em balneario? e um hotel? desde ja agradeco.
    paula lima manaus am

    • Oi Paula, tudo bem?

      Conehcer esta região de carro é bem mais simples e prático! Floripa é cheio de praias por todos os lados, algumas ficam um pouco longe das outras. Na região recomendo também a região de Bombinhas (fica entre Florianópolis e Balneário), lá tem muitas praias gostosas. Em Camboriu, fiquei recentemente no Mercure. Ele é novo e bem localizado. Tem um post aqui: http://coisasdemae.wordpress.com/2013/06/11/mercure-em-camboriu-otima-localizacao-e-servico-nota-10/.

      Nos feriados, as saidas das praias ficam MUITO congestionadas. Evite! Você pode ficar horas presa no carro. As estradas são relativamente boas (foram duplicadas recetemente), mas como sempre tem obras de reparação, alguns trechos tem desvios e as vezes ficam lentos). Em resumo, alugue carro, mas não tem chegar ou sair em feriados e procure viajar bem cediinho para evitar horários de pico. Se tiver mais dúvidas, me avise.

      beijos

  18. Olá Pati. Estou planejando viajar no final de novembro para Bombinhas. Gostaria de saber se o clima nesse periodo costuma ser chuvoso.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s