Como viajar de milhas


Durante muito tempo eu não acreditava em milhas. Achava que seria impossível juntar pontos o suficiente para viajar. Há alguns anos isto mudou e consegui, finalmente, fazer minha primeira viagem de milhas. Escolhi Nova York.

Agora peguei prática, chego a fazer mais de uma viagem com milhas por ano, e adoro, sinto que tem um gostinho especial de recompensa!  Lá em casa até as crianças já entraram na onda. Minha próxima viagem vai ser com milhas do cartão de fidelidade do Pedro e da Luiza.

PORÉM, preciso dizer que é preciso bastante disciplina e MUITA paciência. Sendo bem organizado, é possível encontrar passagens em alta estação. Durante o ano, existem muitas ofertas de trechos com milhas reduzidas, basta estar atenta a estas promoções

Fiz um manualzinho com as minhas dicas de como acumular e emitir passagens de milhas, independentemente da cia aérea.

MANUAL BÁSICO DE COMO VIAJAR DE MILHAS

1. Antes de mais nada é preciso se increver num programa de milhagem. Nenhum dos passos seguintes faz sentido se você não tiver o cartão de milhagens. Faça parte dos principais clubes de milhagens, mesmo de cias aéreas que você não faz questão de viajar. No Brasil, os principais são o Smiles e o Multiplus.

2. Guarde os dados e senhas do seu cartão e de seu acesso em um lugar prático – isto pode parecer super óbvio, mas como não se usa estes dados com frequencia, dificilmente você vai lembrar deles daqui a um tempo.

3. Tenha os cartões a mão quando você for viajar. Mostre no balcão na hora do check-in, senão juntar os pontos fica bem mais complicado.

(Se você não seguir estes 3, desencane dos outros!)

4. Formas acumular pontos:

• Viajando com passagens pagas (algumas tarifas, quando são muito baratas, não geram pontos)

• No cartão de crédito (informe-se no seu banco como funciona para transformar seus gastos em milhas, as vezes há uma pequena taxa para esta transação, mas vale a pena!)

• Usando o Km de vantagem dos postos Ipiranga (não é um cartão de crédito, basta se inscrever, é gratuito e não há taxas)

• No programa VIVA SKY – Para quem tem é assinante da SKY

Fique atento aos serviços que você utiliza, é possível acumular pontos em lavanderias, hotéis e empresas de aluguel de carro. Não deixe nenhum ponto passar batido!

•  Outro serviço que acumula pontos é assinatura de revistas. A editora abril sempre tem promoções, que permitem acumular de 3 a 6 mil milhas. (via Érika do blog Outros Ares)

•Cartão de Crédito do tipo PLATINUM acumula 1,5 milha para cada dolar gasto… Ou seja, 50% mais que os cartões comuns que acumulam 1 para 1 (via Lilian do blog Viaje Mais por Menos)

5. Coloque a viagem com milhas como um objetivo a ser atingido. Assim, quando você tiver que escolher entre uma companhia aérea ou outra na hora de comprar passagens, escolha aquela que faz parte do teu programa de fidelidade, mesmo que ela seja um pouco mais cara, pois ela te dará um retorno!

(CLARO QUE ESTA REGRA SÓ VALE SE A DIFERENÇA DE PREÇO NÃO FOR MUITO GRANDE)

6. Planeje e pesquise para onde você pretende ir de milhas e descubra quantos pontos são necessário para aquele trecho. Então calcule quanto tempo será necessário apra que você consiga este número de milhas.

7. Milhas vencem! Fique atento as datas de validade! Acho que perder milhas é um sacrilégio ;)

8. Fique atento as promoções de milhas reduzidas. Se você já sabe quando e para onde quer viajar, se uma promoção destas aparece, você pode emitir a passagem. Fiz viagens super bacanas por 4 mil milhas, mesmo em feriados de muito movimento como o 7 de setembro e no Carnaval.

9. Grande parte das promoções acontecem nos finais de semana, começam na sexta feira a noite e vão até 6h da manhã de segunda. Geralmente quando uma empresa faz promoção, a concorrente também faz, no mesmo período ou logo em seguida.

10. É preciso TEMPO para emitir as passagens de milhas. Reserve, pelo menos, uma hora para resolver isto. Primeiro, é preciso pesquisar as opções disponíveis de horários e datas. Muitas vezes os sistemas ficam sobrecarregados é você precisa ligar para a Central de Atendimento, geralmente fica em espera, a ligação cai, a bateria do telefone acaba, enfim, tem que ter paciência.

11. Alguns provedores de internet não funcionam com alguns sites e dificultam o processo.

12. A senha de emissão de passagens do Multiplus vence se você fica muito tempo sem usar. Confira.

13. É possível ir para muitos destinos através das alianças das cias aéreas.  A TAM faz parte do grupo STAR ALLIANCE. Embora ela não vá para Istambul, você pode ir pois a Turkish Airlines também faz parte do STAR ALLIANCE. Através do Smiles você pode viajar de Delta, American, Airlines, Air France e KLM.

14. Se você tiver dificuldades, não desista. Respire fundo, procure as centrais de relacionamentos, chats online, telefones. Vale a pena!

15. A Aressa do blog A próxima Parada, me lembrou de uma coisa importante: com a Tam só é possivel marcar voos internacionais (América do Norte, Europa) com, no mínimo, 6 meses de antecedencia. Passagens nacionais e America do Sul com 3 meses de antecedencia.

16. Cadastre-se para receber emails das promoções das cias aéreas, siga no twitter ou no Facebook. As empresas usam as redes sociais para comunicar as promoções. Uma boa fonte é o Melhores Destinos @passagensaereas

E por falar nisso, a TAM está com uma promoção nacional de trechos por 6000 pontos. (Normalmente são necessário 10 mil) e o Smiles também está com promoção de milhas reduzidas e milhas + dinheiro.

Com o tempo, as vantagens aumentam, se você viajar muito, vai ter mais benefícios como direito a bagagens mais pesadas, filas especiais etc. Isto eu ainda não consegui, meus cartões são aqueles bem básico, que não dão nenhum privilégio, mas um dia eu chego lá!

Crianças que pagam passagens também acumulam milhas. O Pedro já é Comandante Kid da TAM. Inscreva seus filhos… de milha em milha, você emite uma passagem.

 

 

 

 

 

Esta matéria da revista Exame faz uma comparação entre os bancos mostrando as vantagens e desvantagens do programa de fidelidade de cada um.

 

Bancos e os Programas de Fidelidade

About these ads

46 comments on “Como viajar de milhas

  1. Olá Patrícia,

    Muito pertinente seu post, tendo em vista que já estão sendo divulgadas as promoções para baixa e média temporada e muitos não sabem utilizar as milhas, ou perdem seus prazos. Tenho algumas dicas para complemento da leitura:

    1) Outro serviço que acumula pontos é assinatura de revistas. A editora abril sempre tem promoções, que permitem acumular de 3 a 6 mil milhas.

    2) Sempre tive preferência pela Tam, mas ultimamente a Gol através da Smiles tem promoções imperdíveis. Na gol o a distancia percorrida do voo se transforma em milhas, assim é muito mais rápid0 acumular. A tam subiu para 15 mil os trechos para América do sul e smiles continua com 10 mil…

    3) Por fim, eu assino há anos o feed do site Melhores Destinos, do Leonardo Marques, que fala sobre promoções de passagens aéreas,as atualizações são diárias e frequentes, por vezes, conseguem divulgar antes do que as próprias empresas. Imperdível!!! Não perto mais nenhuma.

    Eu preciso fazer é o fidelidade do meu filho, tinha visto esta dica há tempos no Viajando com pimpolhos e nunca executei… tá na hora…

    É isso aí galerinha, vamos aproveitar esta disputa acirrada das empresas, e viajar bastante.

    Beijos

    Érika Marques
    @Blogoutrosares

      • Olá. Normalmente são necessárias 10.000 para este trecho (20.000 para ida e volta), porém as cias aéreas sempre fazem promoções. Em período de promoções você pode encontrar este mesmo trecho por até 2.000 milhas.

        No smiles (programa de fidelidade da Gol) você pode comprar passagens com milhas + dinheiro).

        Para consultar o número de milhas necessárias entre no site das cias áreas.

  2. Sou fãnzáça de viajar de milhas!!! Em 2008 fiz 2 viagens nas férias… eu e maridex, Natal em uma semana e Chile na outra… Tudo com a bagatela de 30.000 milhas no total!!! Foi demais!!! Virei uma acumuladora nata!

    Adorei a dica do KM de Vantagem e vou deixar outra por aqui:
    Cartão de Crédito do tipo PLATINUM acumula 1,5 milha para cada dolar gasto… Ou seja, 50% mais que os cartões comuns que acumulam 1 para 1… ;)

  3. Adorei Pati! Pode parecer óbvio, mas esse passo a passo é fundamental!
    Já viajamos muitas vezes de milhas e ano passado conseguimos passagens para a família inteira (4 pessoas) e fomos para o Chile. Como você disse, é preciso paciência para juntar as milhas e trocá-las, mas vale a pena!
    Beijo
    Pri

    Ps. Semana passada, conversando com uma amiga, ela veio me dizer: “Descobri um livro maravilhoso que dá dicas para viajar com as crianças. Entrei na livraria Cultura e dei de cara com ele, não tinha como não ver. Chama Como viajar com seus filhos sem enlouquecer.” E eu: ” Ah, é mesmo?”
    Ps2. A distribuição está excelente!

  4. Patrici,a suas dicas sao ótimas !!!

    hoje estou especialmente irritada com a TAM, liguei para ver a disponibilidade usando os pontos e como no cartão fidelidade não tinha pontos suficiente para a compra, a atendente fez pouco caso e não quis informar direito, ela saiu dizendo que tinha vaga em todos os voos, todos horários, todos os dias que eu perguntava. Minutos depois retornei para reservar e não tinha lugares, em nenhuma data.

    Ah com a Tam só é possivel marcar voos internacionais ( América do Norte, Europa) com no minimo 6 meses de antecedencia. Passagens nacionais e America do Sul com 03 meses de antecedencia.

  5. A transferência de pontos do cartão de crédito para o sistema de milhagens pode levar alguns dias. Já deixei para transferir no dia em que queria resgatar as passagens e quase não consegui viajar na data planejada.

  6. Oi Paty! Só uma info… O kmdevantagens do ipiranga é gratuito para acumular milhas, mas para usá-las no multiplus é necessário pagar uma taxa de R$50,00 a cada 5.000 milhas… Neste caso é mais vantajoso usar as milhas para distâncias maiores…para distâncias mais curtas, talvez encontre uma promoção mais barata… ;) beijo e bom findi!

  7. Muito bom viajar com milhas. Como viajo muito trabalhando, sempre tenho muitas. Mas é bom lembrar que há mais opções. Por exemplo: para quem tem muitas, é possível viajar e fazer um bom dinheiro. Basta vende-las e o melhor lugar é aqui http://www.voecommilhas.com.br
    Fazem ótimos negócios.
    Parabens pela postagem e pelas dicas incríveis.

  8. Olá Patrícia, acabei de encontrar seu blog. Tenho uma dúvida: Meu pai tem cartão platinum e como eu iria fazer uma viagem pros EUA eu fiz um cartão vinculado à conta dele (platinum tbm), porém não sei se ele está cadastrado em algum desses programas, porém ele compra com certa frequencia com o cartao, então se tiver e ainda não venceram eu poderia utiliza-las??? Tendo em vista q a conta é dele, é ele q faz as compras com seu cartao, mas eu tenho um cartao vinculado à conta dele, ainda assim eu poderia utilizar tais milhas?

    • Teoricamente você poderia utiliza-las sim, pois elas não expiram. PRovavelmente quem tem acesso a senha é ele. Se ele autorizar, acredito que você possa usa-las.

  9. Bom dia, A Km de vantagens alterou seu programa e agora para mim não é mais vantajoso, pois ficou muito mais caro.
    E os pontos de cartões expiram de acordo com o tipo de cartão, Alguns vencem em um ano e outros em 2 anos.

  10. Pois é, estes programas mudam e algumas pessoas gostam e tem uma boa experiência e outras não. Ontem mesmo uma amiga disse que tem se dado muito bem com o KM de vantagem. Eu me dou bem com os pontos do cartão de crédito porque controlo bem!

  11. Oi pati, eu tenho várias dúvidas. Mas pra começar, eu fiz meu cadastro no site da tam, transferi meus pontos do cartao de credito, mas nunca recebi cartao fidelidade nenhum.

  12. Pingback: Dicas de como conseguir uma viagem econômica | Blog Outros Ares

  13. Nunca mexí no meu programa de pontos do meu cartão de crédito Visa. Quero ir para a França ano que vem, porque a minha filha vai estudar lá e queria aproveitar a ocasião. Pode me orientar como faço ?

    • Ola! O primeiro passo é ter um número de fidelidade em uma compania aérea, como a TAM (deve ser alguma que voe para França). Para isto, basta ir no site da TAM http://www.tam.com.br, clicar na ABA TAM FIDELIDADE e depois em CADASTRE-SE AGORA, no lado esquerdo.

      Em seguida, após ter um número de fidelidade, entre em contato co seu banco para ver quantas milhas você tem. Assim você poderá saber quantos pontos tem e pedir para que eles sejam transferidos para o seu cadastro multiplus.

      Este processo leva um certo tempo no telefone e requer paciência. Mas vale a pena.

      Depois de ter transferido os pontos, você precisa ligar para TAM para fazer a emissão da passagem (também pode fazer a emissão através do site ou nas lojas TAM)

      São muitos números e muitos passos. Guarde todas as senhas em um lugar seguro e tenha todas a mão quando for emitir a passagem.

      Boa Sorte ;)

  14. Oi Patrícia, tô tentando aprender pela primeira vez a viajar com milhas e achei seu blog e amei as dicas. Só não entendi como transfiro os pontos do cartão para os programas de fidelidade. Eu vou ao banco, resolvo pela internet, telefone? Desculpe incomodar mas é que realmente eu não entendo nada disso e todo mundo que eu pergunto fala que é tão fácil que fico até sem graça de perguntar esses detalhes que parecem banais. Please! Obrigada Erika

    • Olá! Pode perguntar a vontade!
      Sim, é pelo telefone. É importante ter um cartão de fidelidade a mão, quando vc ligar para você saber dizer para onde quer transferir. Aproveite e pergunte por quanto tempo seus pontos no cartão são validos, assim você passara a ter mais controle sobre seus pontos!

      Boa sorte!

  15. Patrícia, só o titular do cartão tem que ter o fidelidade? depois que transferir a pontuação ele pode usa-las para fazer o resgate em passagens para a esposa e filho tbém ou só para ele? Obrigada de novo Erika

  16. Olá! A pontuação do cartão de credito platinum eu posso transferir pra qualquer programa de milhas? Sou cadastrada e já tenho milhas no programa LifeMiles q é da avianca e taca! Consigo transferir Pr ele?
    Obg

  17. Patricia, só para atualizar, a Tam está madando um SMS com um codigo na hora do resgate dos pontos, para isso é imprecindivel estar com o cadastro atualizado, pois eles enviam para o tel do cadastro, isso é para dificultar outras pessoas usarem as milhas indevidamente e também acaba dificultando para o proprio dono do programa.

  18. Muito bom o seu post.
    Eu tenho muitas dúvidas de como acumular milhas, e principalmente como usar … nunca consegui viajar com milhas e com suas dicas espero conseguir.

    obrigada por compartilhar.

  19. Patricia…muito interessante o seu post…eu estou tentando fazer o cadastro na smiles…mas me tira uma duvida…eu só tenho conta jurídica. é possível me cadastrar para acumular milhas????obrigadooo

  20. Você pode me esclarecer, por favor, o número de milhas necessárias para os EUA em baixa temporada? A Tam diz que é 40.000, mas ao colocar as datas no site (já tentei n opções) aparece 130.000!!!! Como pode ser isso e como realmente consigo efetivar a compra pelos 40.000 pontos?
    Conto com sua ajuda.

  21. Ola, tenho os chamados Km dos postos Ipiranga ( 6000- mil pontos), como faço para usa-los? Quero viajar para minas, ir buscar minha filha para passar umas férias comigo

    • Você precisa passar seus pontos para o Multiplus e ai para seu cartão TAM. CAso ainda não tenha cartao de fidelidade, comece fazendo isto. É gratuito, basta ir no site.

  22. Possuo, 26.000 milhas pela Brithish. 70.000 no AMEX, 6500 pela TAM.
    Minha mulher tem 40000 no cartão Itau Mastercard, 26.000 pela Brithish e 9000 na TAM.
    Gostaria de saber qual a melhor maneira de tentar gastar essas milhas, mesmo tendo que pagar parte das passagens ou passagem inteira em uma das pernas.
    Pretendo ir em junho para os EUA com ela, e queria ver se gasto alguma dessas milhas para economizar.
    Alguém saberia dar o passo a passo ? Queria um vôo direto sem ter que mudar de companhia para ter sempre as duas bagagens de 32Kg
    Desde já agradeço
    Fernando – Rio de Janeiro

    • Olá Fernando, o primeiro passo é pesquisar promoções e trechos possíveis com estes pontos. Por exemplo, os pontos do AMEX podem ser suficientes para fazer uma viagem nacional para vocês 2. Não conheço o programa de fidelidade do AMEX, mas, se for possível passar para a British (onde vocês já tem pontos, ou para Multiplus/TAM), vocês vão somar pontos e vão conseguir fazer uma viagem bacana.

      • Vocês só vão conseguir usar os pontos da TAM para alguma passagem de milhas reduzidas.

      • O Itau tem um programa de fidelidade que oferece algumas opções de passagem interessantes.

      • Sobre a bagagem, A PRINCÍPIO, se você emitir todo o trecho com uma só cia aerea, você não terá problemas com as bagagens (a regra pode variar de cia para cia).

      Espero que tenha ajudado.

  23. Olá Patricia, td bem? Vou comprar passagens para os EUA com o cartão de crédito do meu marido, somos 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças). Meu marido tem Tam Fidelidade. Para receber as milhas basta informar o número dele, ou cada um de nos tem que ter o cadastro da tam para acumular mais pontos? Obrigada. Vanessa

    • Passando a milha para o nome dele vocês já conseguem emitir passagens para todos. De qualquer maneira, vale a pena fazer cartões para que vocês comecem a acumular milhas para outras viagens. Bj

  24. Eu sempre viajo com milhas. Não da pra comprar todas as passagens, pois viajo bem durante o ano, mas pelo menos um ida e uma volta de adulto eh sempre assim. Da uma reduzida no orçamento, já que viajar em família eh bastante gasto ( mas eh o gasto mais bem gasto que existe!). Troco todos os pontos do cartão, só compro coisas no débito ou crédito para acumular. Tenho o km de vantagem, mas acho que não compensa, pois temos que pagar uma taxa pra transferir, de RS 50,00 para cada 1000 milhas, não?

  25. Bom dia, em que site vejo os destinos que minhas milhas o dão? Tenho cartão, tenho 6 mil pontos mas não sei onde troco e nem onde olhar… É a primeira vez que vou usar..
    Alguém pode me ajudar…

    • Ola, com 6000 milhas você só consegue emitir um trecho se encontrar uma promoção de “milhas reduzidas”.

      • Elas são de qual companhia?
      • Você precisa ir no site da cia aérea e simular uma viagem para um lugar que você gostaria de ir para saber quantas milhas são necessarias no período que você quer.

      • Você já tenm a senha de acesso ao site/ para emissão da passagem? Esta senha é indispensável.

      Na primeira vez é mais complicado, nas próximas vai ser bem mais fácil!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s