Tradições no Natal e as bolachinhas


Na minha casa, o Natal sempre foi cheio de tradições: no dia de São Nicolau (6 de dezembro),  balinhas ou chocolatinhos eram deixados na janela, nos domingo de Advendo, acendíamos uma vela, e no dia 24, as janelas da sala eram fechadas com lençois para que os ajudantes de papai Noel pudessem preparar a sala para a noite de Natal.

O Papai Noel nunca apareceu (fisicamente), mas sempre vemos os sinais dele: quando ele termina de deixar os presentes, toca um sininho e só neste momento podemos entrar na sala. Quando tiramos os lençois, a sala está toda decorada com estrelinhas, velas e enfeites. Além de deixar os presentes, o papai Noel e seus ajudantes, terminam de arrumar o presépio, que tem até laguinhos e morrinhos feitos de areia.

As crianças não sabem se correm para fora para tentar ver o Papai Noel que saiu apressado ou se abrem os presentes. Geralmente, ainda conseguimos ver um vulto dele em cima do telhado ou o rastro do trenó no céu.

Claro que neste momento, todos querem ver o que ganharam, mas antes, agradecemos o ano, lemos um trechinho da bíblia sobre o nascimento de Jesus e cantamos.

Acho que esta é a hora mais divertida, porque afinal, não somos cantores rsrsrs. Minha vó canta “O tannebaum” em alemão e nós seguimos, inventando palavras, mas tentarndo manter o ritmo, depois cantamos Noite Feliz. Dai para frente é papel de presente para todos os lados.

Este ano a mesa vai estar cheia, além dos meus irmão e dos seus respectivos, a família da Bibi (minha cunhada) e minha afilhada também vão passar por lá. Minha mãe, que adora tradições e família reunida, não deve estar se aguentando, de tão feliz!

 

Nossas tradições

Eu eu o Nuno invetamos nossas próprias tradições. Lá em casa, ao invés do São Nicolau deixar lembrancinhas na janela, deixa na bota pendurada na lareira. A outra, que é uma delícia, é o dia de fazer bolachinhas de Natal. Este ano, foi a primeira vez que a Luiza participou da brincadeira. As bolachas fizeram tanto sucesso, que acabaram no dia seguinte. Acho que ano que vem, teremos que fazer o dobro da receita!!!

Luiza usando o moedor

Pedro misturando os ingredientes

Peneirando a farinha de trigo

A parte mais divertida....

So falta assar!

Pronto!! A luiza adorou a cobertura!

Chef e mini chef

13 comments on “Tradições no Natal e as bolachinhas

  1. Que delicia paty amo tradições e eventos em família, curtam bastante adoro a parte dos biscoitos e q fogos todos juntos na cozinha, tomara q o shorts sirva, feliz Natal bjs Fe

  2. Oi Pati! Andei sumidaça, né? Mas final de ano fico bem embasbacada mesmo com tanta coisa para ser feita!

    Passei nas postagens que perdi e fiquei super orgulhosa tb do Pedro! Ler um livrão de 200pg com 7 anos não é para qualquer um! Eu não lia não, e olha que sempre fui muito boa leitora! Amava!

    E as fotos do amigo secreto estão lindas!

    O que eu mais gostei foi a tradição de natal da sua família! Que coisa mais linda e que lembranças maravilhosas deve deixar, né?

    Se puderes, manda a receita de bolachinhas de natal??? Me deu água na boca e nunca fiz!

    Um bom início de ano para vc e sua família! Nos encontramos em 2011!
    Beijos,
    Nine

  3. ai ai ai!
    tinha deixado um comentário aqui sobre as bolachitchas, amaravilha da tradição e etc, etc, etc… sumiu… af…
    mas que bom que gostaram do cartão. fui dar uma olhada no flickr de vcs, achei a foto linda demais. isaac me ajudou a escolher os adesivos e pronto.
    somos fãs do mister maker…
    ótimo 2011 pra vcs. que ele seja super, completo e repleto de bençãos.
    bjo bjo bjo

  4. Oieee!! que lindo seu natal…viajei aqui no seu post..acho lindo essas tradições, e o cultivo da magia nas crianças…parabens por uma tradição tão linda!!! 😉
    Vim aqui p lhe desejar um feliz ano novo,um 2011 cheio de luz,amor,saude e paz na sua familia e que vc continue alimentando sonhos em seus filhos por mt tempo…lindo!!
    😉
    beijos e até 2011..a gnt se ve lá!!

  5. menina, que delícia isso tudo!
    pois eu vou copiar a coisa toda e começar no natal do ano que vem, posso?
    me aguarde, 2011 trará o início das tradições natalinas aqui em casa, hein?
    beijos e um excelente ano pra vcs!

  6. Pingback: Bolachinhas de Natal – versão ampliada « Coisas de mãe

  7. Pingback: A Fantástica fabrica de bolachas | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

Leave a comment