Patricia Papp no Eu Viajo Com Meus Filhos

Viajo Com FilhosDepois de quase 6 anos anos blog, me despeço do Coisas de Mãe. Não vou deixar de escrever sobre minhas viagens com crianças, pelo contrário. Vou continuar contando nossas aventuras pelo mundo afora, falando sobre os hotéis, os passeios e minhas impressões, só que agora, no EU VIAJO COM MEUS FILHOS.

O EU VIAJO COM MEUS FILHOS foi criado há mais 4 anos. Nossa ideia era incentivar as pessoas a viajarem mais com seus filhos e dividir os relatos de quem faz isto. Desde o começo do ano passado, tenho estado a frente dele também, e deixou de fazer sentido escrever em 2 blogs. Por isto, a partir de agora, tenho um espacinho só meu, lá!

Sejam bem-vindo para contar o que acharam do novo espaço e continuem dividindo suas experiências por lá! Nós adoramos!!!

Vamos continuar viajando juntos?

PS Já peço desculpas antecipadas por links quebrados, categorias erradas, e todos os pequenos problemas que vão acontecer nesta fase de implantação do novo enredeço do blog! Prometo que em breve tudo estará funcionando direitinho!

Viajo com Filhos

Queria falar sobre a foto que escolhi para ilustrar este post: ela foi tirada em uma noite estrelada no Pantanal. Quem escreveu (com luz) VIAJO COM FILHOS foi o Pedro (dá para ver ele ali na foto). Esta foi uma brincadeira criada em um hotel sem recreação, sem televisão no quarto. Estou contando isto porque reforça meu pensamento de que viajar com filhos é absolutamente incrível e proporciona este tipo de brincadeira e convivência entre pais e filhos. Seja na praia, seja no mato, em hoteis com ou sem estrutura, no Brasil ou no exterior!

Viagens de carro e motorhome no UOL e na Orlando em Revista

Este mês sairam duas matérias com dicas minhas de road trips (viagens por terra). A primeira saiu no UOL VIAGENS. Eu falo um pouco de como foi minha vigem de motorhome com as crianças no Canadá e também minha visão sobre este tipo de viagem.

Viagens de Motorhome em família

Motorhome

A segunda, é minha coluna na Orlando em Revista, que se chama Na estrada com Crianças, desta vez falo dicas sobre viagens de carro em família.

NaEstrada

Esta edicão da revista tem também as novidades sobre as novas áreas do Harry Potter na Universal. E uma página dupla sobre a Andreza, blogueira apaixonada pela Disney que tem um blog super completo sobre o tema, chamado Andreza Dica e Indica Disney.OrlandoAndreza

Bom, e quem viajar de TAM este mês vai me ver lá na telinha, falando sobre minha primeira viagem com o Pedro! Veja aqui:

Video TAM PAtricia Papp

Hotel com crianças: Club Med Rio das Pedras

Piscina Club Med Rio das PedrasFim de semana passado fomos convidados para conhecer o Club Med Rio das Pedras, que fica no litoral do Rio de Janeiro. Eu, que sou  fã de praia e calor, adorei esta escapadinha com as crianças para um resort, em pleno inverno!

O Club Med é uma rede conhecida por ter muitas opções de atividades e recreação. Algum tempo atrás não tinha nem televisão nos quartos, pois o objetivo era que os hóspedes fizessem atividades, esportes e se integrassem um com os outros (agora tem televisão, embora a gente não tenha nem usado!). Tudo isto, mediado pelos GOs, a equipe de recreadores, animadores e instrutores do hotel.Club Med Rio das Pedras

O hotel fica na Rio-Santo, um local muito bonito! A arquitetura é super charmosa e lembra as fazendas coloniais do interior do Rio.

Ficamos hospedados em um quarto muito bacana de dois andares com vista para o mar. As 3 crianças (meus filhos e minha afilhada) ficaram no andar de cima. Na escada tem um portãozinho – muito útil para quem estiver viajando com bebês que estão aprendendo a andar ou crianças pequenas.

Quarto hotel Club Med

Embora o resort não seja novo ele é constantemente renovado.

As refeições

O restaurante principal é grande e tem um menu bem variado. Muitos pratos são preparados na hora, tanto no almoço e no jantar como no café da manhã. Sempre há opções que agradam todos os gostos: light, gourmet, infantis, etc.Café da manhãPara quem está viajando com bebês, existe ainda o Cantinho do Bebês, com leites, fórmulas, frutas, microondas e utensílios úteis que pode ser usada 24 horas.Cantinho bebêQuando o restaurante principal fecha, o Jangada, abre. Ele é uma alteranativa para quem perdeu o almoço ou o café da manhã, ou quer fazer um lanchinho – o Pedro quis. À noite ele é um restaurante à la carte, incluído na diária, é necessário fazer reservas para jantar lá.

A recreação

O Club Med oferece muitos esportes e atividades que podem ser feitas tanto por quem está participando da recreação, quanto por quem não está como tênis, por exemplo. A recreacão assistida por monitores é a partir de 4 anos. O Pedro (11 anos) fez algumas atividades com o grupo, como o esqui aquático e o arco e flecha. Depois ele voltou várias vezes no arco flecha, algumas sozinho, outras com o pai.

Arco e flecha - Atividade do hotel Ele também brincou no Espaço Coca-Cola Teen – o novo espaço do hotel que é bem apropriado para idade dele: tem xadrez, pimbolim, alguns jogos de Wii (nenhum que possa ficar sentado), música bacana e uma decoração super moderninha!CocaColaWifiespacoTeenA Luiza, que tem 5 anos, também se alternou. Ficou um pouco com a gente na piscina e um pouco com a recreação. Neste sentindo, achei que faltou um pouquinho de encantamento para ela se unir a recreação – em alguns hotéis vi ela se entregar com mais facilidade. No Club Med, o momento onde ela se rendeu foi quando começaram os ensaios para o show.Show Club MedO ponto alto da recreação, sem dúvida, foi a apresentação no sábado a noite, onde eles fazem um grande musical onde as crianças participam. Confesso que cheguei a ficar emocionada e também impressionada com as coreografias. Acho que nunca tinha visto o Pedro dançar (fora festa junina, claro)! E a Luiza ainda fez um show extra de acrobacias, com o Hendel, gerente do Club Med Rio das Pedras!Piscina infantil Club MedA sede da recreação, Mini Club Med,  tem salas, quadras exclusivas e uma piscina infantil cercada super bacana. As crianças piraram quando viram! O Espaço Baby Club – para crianças de 2 e 3 anos é o único que não incluído no sistema all inclusive.

Baby Club

Os adultos também podem se divertir participando de gincanas, praticando esportes como tenis, volei de praia (que o Nuno adorou) ou, se preferirem, podem ficar na piscina calma, que fica mais isolada e onde não tem crianças nem atividades em grupo  na piscina!

Praia Rio das Pedras

G.Os – Gentil Organizadores

O hotel tem um lema de gentileza que é seguido a risca por muitos membros da equipe. Fiquei encantada com algumas pessoas, entre elas o Fabiano, a Marina e o Hendel.Recreração ClubMedFoi um fim de semana delicioso, com direito a conhecer alguns blogueiros de viagem e suas famílias que estavam na mesma Press Trip, que eu já conhecia e admirava,  como o Alessandro do Wazari (que inclusive está na lista de blogs da  3ª edição do livro Como Viajar Com Seus Filhos Sem Enlouquecer), a Renata Luppi do Mala Inquieta, a Claudia Consentino, que estava representando o Viajando com Pimpolhos, a Patricia Longo Tayão, do Viajarhei , a Fer (que também é minha sócia) no Eu Viajo Com Meus Filhos e conhecer ainda a Paula Ferreira, (que estava representando o Viage na Viagem), a Guta, do Vambora e a Tatiana Flores TV.

Club Med Rio das Pedras

Club Med Rio Das Pedras

O hotel fica a 115 km do Rio de Janeiro – levamos 1h40 do aeroporto Galeão.

BR 101 KM 441,5
RODOVIA RIO SANTOS 23860-000
MANGARATIBA,
RIO DE JANEIRO
Telefone: (55) 21 26 88 91 91

Nossa estadia foi um convite do Club Med.
As passagens aéreas foram pagas por nós.Rio das Pedras

Flutuação em Bonito – um dos melhores mergulhos que já fiz

Mergulho em BonitoFazer flutuacão em Bonito era um sonho que estava entre os TOP 10. Mesmo tendo esperado muito por isto, o mergulho superou minhas expectativas! Gosto muito de mergulhar. Embora nunca tenha feito o curso, já fiz batismo em diversos lugares (maravilhosos) como Fernando de Noronha, Morro de São Paulo, Cuba e Tailândia.

Fizemos 2 flutuações, uma no Rio Sucuri e o outra no Rio Prata. Li bastante sobre cada uma delas em blogs (recomendo os posts da Clarissa do Dondeando por ai), em guias e conversei com amigos. Marcamos no Sucuri, mas chegando em Bonito, decidimos fazer no Rio da Prata também.

(só um detalhe, recomendo marcar tudo com antecedência. Como fomo durante a Copa do Mundo, alguns passeios tinham vaga, mas isto não acontece normalmente).

Simplesmente AMEI. é até difícil colocar em palavras como é legal.

bonito_2121Como é a flutuação?

A flutuação em Bonito é basicamente boiar em um rio azulado, transparente e cheio de peixes. São cerca de 30 metros de visibilidade. Os dois rios tem uma correnteza leve e não são fundo. Mas eles tem algumas diferenças entre si.

Ambos fornecem roupas de borracha, snorkel, máscaras de mergulho e colete salva-vidas (equipamento de segurança). Mesmo quem não sabe nadar pode fazer o passeio pois não é preciso nadar – apenas boiar. Por causa da roupa de borracha e do colete, qualquer pessoa boia naturalmente (não é preciso fazer nenhum esforço). Além disto, o rio tem pouco mais de 1 metro de profundidade.

Antes de começar a flutuação, entramos em uma piscina para nos adaptar as roupas, às máscaras e à temperatura da água.

Depois vamos na caçamba de uma caminhonete até uma trilha onde é possível ver macaquinhos, araras, cotias e outros animais. A caminhada até o rio leva 15 minutos mas é muito tranquila, com paradas para fotos e explicações sobre a fauna e a flora.

A refeição geralmente está incluída no pacote (depois do mergulho dá muita fome!!!!!)

No local onde é feito a flutuação também há opção de outras atividades.

Rio Sucuri - Bonito

No primeiro dia fizemos a flutuação no RIO SUCURI:

Características do Rio Sucuri

• ele é menor 1900 metros – cerca de 40 minutos

• a flutuação demora cerca de 40 minutos

• ele é mais frio: a água está a 20ºC

• ele fica mais perto do centro de Bonito

• há dois decks para saídas de emergências

• ele é mais estreito e a flora é mais verdinha – tem mais plantinhas 😉Flutuação Rio Sucuri

Por que começamos com ele? Porque um instrutor em um barco acompanha os turistas durante todo o trajeto e nós fomos com duas criancas pequenas (Pedro, 10 anos e Luiza, 5). Ou seja, se eles cansassem ou ficassem com frio, poderiam entrar no barco e fazer o restante do trajeto de barco.

Eles foram no barco? Sim, fizeram cerca de 20 minutos depois quiseram ir no barco pois estavam com muito frio.

Flutuação e mergulho em Bonito

Eu a Luiza fazendo flutuação em Bonito

Flutuação no Rio da Prata – Recanto Ecológico Rio da Prata

Depois de ter feito a flutuação no rio Sucuri fiquei com muito vontade de fazer o Rio da Prata. Mas fique preocupada com o fato de que ele é um passeio bem mais longo. Todo o trajeto, incluindo a trilha para chegar no Rio Olho D’Água e a preparação na piscina natural formada na nascente do rio, dura quase 4 horas e não tem o tal barquinho acompanhando – caso as crianças cansassem, isto seria um problema.

Pensamos em cancelar, fomos até a agência de viagens e um guia muito atencioso nos atendeu e explicou exatamente como era o passeio. Uma das nossas maiores preocupações era a temperatura da água, ele nos ajudou a  encontrar a solução: alugamos uma roupa de borracha comprida, um “long”, para as crianças.

Deu super certo. Foi a melhor coisa que fizemos.

bonito_2039No dia seguinte fomos para o Recanto Ecológioco Rio da Prata, que fica em Jardins, cerca de 60 km de Bonito. A Luiza estava se achando A mergulhadora com sua roupa de borracha. Quando o instrutor viu o tamanho dela ficou um pouco receoso ( o paseio é recomendado para 7/8 anos), mas depois acabou elogiando MUITO ela para todos os guias! Ele nos explicou que quem não sabe nadar fica muito ansioso – embora não seja necessário nadar.bonito_1040

Características do Rio da Prata

• quase 2500 metros

• a flutuação é feita de várias etapas: a primeira no Rio Olho d’Água, depois um trecho por uma trilha (para desviar uma área com corredeiras mais fortes), mas um trecho no rio Olho d’Água e , finalmente, o último trecho no Rio da Prata que é muito gelado – nesta hora é possível sair da água e terminar o passeio no barquinho.

• a água é 2 ou 3 ºC mais quente do que o Rio Sucuri e, acredite, isto faz diferença!

• no Recanto Ecológio Rio da Prata vimos mais variedade de peixes e eles eram maiores

• no último trecho todos que estavam no nosso grupo preferiram terminar o passeio no barquinho por causa da temperatura da água.

Restaurante Rio da Prata

Depois de voltar para sede tomamos banho, desta vez levei shampu, toalha e roupa e seca e almoçamos ali mesmo – a refeição servida no fogão a lenha está incluída no pacote!

Restaurante no Rio da Prata

Dicas finais:

• Vale muito a pena alugar uma camera para tirar fotos submersas!

• Não é possível fazer o mergulho sem reservar antes

• Leve repelente de mosquitos, toalha, shampoo, condicionador e roupa seca

Rio da Prata

Esta é a cor da água. #nofilter

Rio Sucuri:
Rodovia Bonito, km 18 (MS)

Rio da Prata
BR 267, Km 512, na Zona Rural de Jardim (MS)

OUTROS POST SOBRE BONITO:

• As melhores viagem com crianças: Bonito

• Restaurantes em Bonito

Restaurantes em Bonito: massas, peixes e pizza

Vários passeios em Bonito, como a flutuação do  Rio da Prata e no Rio Sucuri incluem o almoço, então nestes dias não precisamos nos preocupar com as refeições. A noite, nossos cardápios foram bem variados, um dia massa, um dia peixe local e no outro, pizza.

Restaurante no Rio da Prata

Buffet de almoço do Rio da Prata

KIOSQUE TRATTORIA

A chef do Kiosque Trattoria , Letícia Krause, é uma amiga de Curitiba. Já conhecíamos a sua massa (deliciosa, diga-se de passagem) e adoramos re-encontra-la e matar a saudades da sua massa caseira. O Kiosque é super descontraído, uma espécie de “vila”de lojinhas com redes e onde as crianças podem correr e brincar a vontade!

Restaurante Kiosque em BonitoRestaurante Kiosque Trattoria Prato de massa - Kiosque TrattoriaRestaurante Kiosque Trattoria

As massas e molhos podem ser combinados de acordo com o “gosto do freguês”, ou seja cada um pede a massa que quiser com seu molho preferido e pronto! Super simples, prático e gostoso!

Abre para o Jantar
Rua Pillad de Rabua 1930

RESTAURANTE TAPERA

O restaurante Tapera também fica na rua principal, bem no meio do burburinho, e tem um cardápio de comidas mais regional. Fica quase ao lado do Kiosque.  Uma das especialidades é o peixe na telha. Nós adoramos. As crianças pediram carne e estava muito boa. Os pratos são bem servidos, pedimos 2, para nós quatro. Sentamos na parte de dentro do restaurante, mas muito próximos a varanda, gostei bastante!

PiIZZARIA SAN MARINO

Pedimos indicação de pizza e esta foi a mais indicada. Sentamos em mesinhas na calçada no melhor estilo cidade do interior. A pizza é feita no forno a lenha, massa fina e com muitas opções de recheios. Ela fica um pouco afastada do centrinho (acabamos indo de carro), mas vale a pena.