Cânion do Xingó


O Cânion do Xingó é lindíssimo e fica em Canindé do São Francisco, no Sergipe, a 200 km de Aracajú. É um daqueles lugares no mundo onde a natureza parece tão grandiosa que nos deixa quase sem ar. Este cânion se formou com a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, por isto é um destino turístico relativamente novo, ainda pouco conhecido e visitado.

O passeio de catamarã dura um pouco mais de uma hora. A paisagem, entre as rochas, fica cada vez mais bonita. As pedras avermelhadas fazem um contraste com o verde do rio São Francisco. De um lado do rio está o estado de Alagoas, e do outro, o Sergipe. No barco cabem quase cem pessoas, mas é tudo muito limpinho (inclusive os banheiros) e confortável. Há um bar/restaurante a bordo, que serve bebidas e alguns petiscos. Apesar de ser um trajeto longo (entre a ida e a volta) as crianças podem se distrair, andando pelo catamarã, se resfrescar em uma ducha externa, olhar a paisagem etc.

Vi algumas pessoas fazendo esportes radicais como rappel e tirolesa nas rochas das margens. Também há algumas trilhas para trekking.

No local destinado para mergulho há uma estrutura montada pela empresa que organiza o passeio, com áreas cobertas, macarrão para o mergulho, água de coco, milho e até alguns souvenirs. Tem até uma mini piscina mais rasa para quem tem não souber nadar. (Claro que o Pedro e a Luiza preferiram ficar pulando direto no rio com todo mundo!)

Quem quiser, pode pegar um barquinho menor para fazer um passeio até um gruta. É opcional e custa R$ 5.

O tempo de estadia é de uma hora. Na volta, está programado um almoço no Restaurante Karrancas. A comida não é grandes coisas mas todo mundo já está morrendo de fome e não tem outra opção, as crianças comeram bem.

Imagem de São Francico na gruta

Por enquanto, acho que esta é a única maneira de fazer o passeio (talvez seja possível alugar  algo menor e particular, que deve ser bem mais caro). Ele é engessado, mas é confortável e bem estruturado. Sem falar que eu achei que é um destino imperdível para quem quer conhecer coisas diferentes no nosso país. Eu recomendo para todas as idades.

Como chegar:

A maneira mais fácil e prática é partir de Aracajú. Ônibus e vans buscam (e devolvem) os passageiros no hotel (a mais conhecida é a Nozestur, nosso guia foi o Vanderlan). Crianças não pagam. Eles costumam sair cedo (7 de manhã). Na hora da pesquisa, vale a pena perguntar preços e horários (ouvi alguns relatos de pessoas que voltaram depois das 20h para casa). A parte mais cansativa é o trajeto até Canindé de São Francisco. No entanto, as mudanças de paisagens do interior do estado, as Caatingas e os poços de petróleo são muito interessantes. A van tem ar condicionado e uma tela com filminhos passando. A Luiza dormiu um pouco e o Pedro se divertiu brincando de contar piadas.

Também é possível partir de Maceió (embora seja ainda mais longe).

Para não ficar tão cansativo e explorar um pouco mais a região (como conhecer a rota do Lampião e da a Maria Bonito ou a cidade de Piranhas em Alagoas), uma possibilidade é passar uma noite no Xingó Parque Hotel

22 comments on “Cânion do Xingó

  1. Pingback: As Melhores Viagens com Crianças – Aracaju | Coisas de mãe

  2. Pingback: As Melhores Viagens com Crianças – Dicas | Coisas de mãe

  3. Pati, que máximo essa viagem! Nossa, fiquei até com uma invejinha de ter ido ao Nordeste e não ter podido fazer um passeio assim… Já está na minha lista para a próxima vez que eu voltar ao Brasil… Beijos!
    Livia

  4. Oiee Paty
    Fizemos este passeio em Julho de 2011 e como os preços subiram hein? 🙂
    Estávamos de carro e preferimos dormir em Canindé, no Xingó parque hotel, e no outro dia conhecemos Piranhas, gostei tanto da cidade, que se eu soubesse a teria escolhido para dormir. É linda!!!

    Bate e volta é muito cansativo, não gosto de passeios assim. Sem contar que as estradas no Nordeste são bem diferentes do Sul e sudeste, assim não se tornam rápidas…

    Olha o link da minha experiência http://respirandooutrosares.blogspot.com/search/label/canind%C3%A9%20de%20s%C3%A3o%20francisco

    Beijos

  5. Pingback: Chegou a vez da sua família ir para Aracaju | Pulp Edições

  6. Pingback: Passeio na Foz do rio São Francisco | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  7. Oi,
    fui no último feriado pro Cânion do Xingó e não podia deixar de passar aqui pra agradecer por esse post, afinal foi quando entendi direito o que era e fiquei morrendo de vontade de ir também.
    ah e vendo as fotos saquei logo como era o passeio e não fiquei horrorizada com todo mundo e seus macarrões na água hehe
    Sabe que agora são duas piscinas, a pequena e uma maior, também no mesmo tipo de estrutura, com redes. E não é permitido banho fora delas.
    Beijo

  8. oi
    Estarei em Maceió e gostaria de saber se é melhor eu ir direto para Canindé ou melhor ir para Aracaju e de lá ir para Candindé?
    Vou me hospedar no Hotel Xingó, me falaram também que piranhas é legal.
    Me ajudem.
    Obrigada.
    Ass.
    Márcia

    • Marcia, pelo que eu me informei, é bem mais simples (rápido) ir por Aracaju. Parece que Piranhas é bem bacana. Eu acho que no hotel eles podem te informar. Eles devem saber preços e distâncias tanto para Aracaju quanto para Maceio!

  9. Pingback: Cânion do Xingó: como visitar o belíssimo atrativo que projetou o Sergipe no mapa turístico nacional | MATRAQUEANDO

Leave a comment