Como é viajar de motorhome


Eu tenho muitas coisas para contar sobre a viagem no Canadá. Mas sem dúvidas, a mais divertida de todas é sobre o trecho que fizemos de motorhome.

Motorhome por dentro

Nossa família gosta de viajar e gosta de aventura, mas nenhum de nós havia feito uma viagem de motorhome ou mesmo de trailler. Nossa experiência se limitava a acampar. Mesmo assim, faz muito tempo que não acampamos (estou descontando os acampamentos no aniversário do Pedro, em casa). Era um sonho antigo de todos. Meu pai já tinha até feito carteira de habilitação para dirigir caminhão (em alguns países é necessário ter este tipo de carteira para dirigir o motorhome).

O Canadá foi escolhido por vários motivos:

Motorhome no Canada

• o país é conhecido por paisagens belíssimas. O trecho que percorremos, entre as Rocky Mountains é chamado de “a estrada mais bonita do mundo”. É tudo tão bonito que parece aqueles quebra-cabeças de 5000 peças!

• as estradas são boas e preparadas para receber motorhomes. Sinalizadas, largas e em ótimo estado de conservação;

• existem diversas empresas que fazem locação de motorhome na região.

RV CANADA

Foram 7 dias viajando. Como éramos 8 pessoas (incluindo as 2 crianças) precisamos alugar 2 RVs (motorhome também é chamado de Recreational Vehicle). O maior era para 7 pessoas. Com duas camas de casal, fogão, pia, banheiro, chuveiro, microondas, geladeira e mesa com 4 lugares. A noite, o sofá e a mesa viravam cama. A cabine era ligada com o resto do veículo.

O outro era um pouco menor. O carro era uma pick up (grande) cabine dupla. Este era para 3 pessoas e não havia ligação entre o carro e a carroceria. Mas ele também tinha fogão, pia, geladeira, banheiro e chuveiro.

Jasper National Park

Fogueira camping

Existem 2 grandes vantagens em viajar no próprio local onde se dorme: a primeira é que você muda de lugar constantemente mas não precisa fazer e desfazer a mala. Suas coisas estão sempre no lugar, guardadas e organizadas. Um aspecto que conta muitos pontos para quem viaja com dois filhos. A outra é que a viagem fica muito mais leve. 5 horas na estrada passam super rápido porque é como se você estivesse na sala de casa e ela estivesse sendo transportada. É preciso usar cinto de segurança, mas é possível levantar para beber alguma coisa, esticar a perna ou comer alguma coisa.

Nós assistimos filme, jogamos baralho e ficamos botando o papo em dia. No total fizemos 2200 km.

Levei a cadeirinha para Luiza aqui do Brasil pois não tinha a intenção de comprar um nova e alugar era muito caro.

No Canadá há muitos campings e campground preparados para receber motorhomes de diversos tamanhos. Eles são super organizados. Na maioria há banheiros limpos, com água quente, rede elétrica e de esgoto para cada veículo. Em cada espaços há também uma mesa com bancos e um espaço apropriado para fogueira.

Motorhome por dentro

Passamos em um wallmart no primeiro dia da viagem e fizemos uma boa compra. Durante a viagem fizemos super refeições e jantares com direito a marshmellow na fogueira de sobremesa.

Family Fun

Viajar de motorhome é uma grande brincadeira. O Nuno estava brincando de dirigir um caminhão, as crianças estavam brincando de fazer aventura, e eu brincando de… ser desapegada. kkkk

Canada com crianças

Acho que o primeiro sinal de que a brincadeira tinha começado foi quando, antes mesmo de sair do estacionamento da locadora, uma mulher que estava entregando seu motorhome veio no oferecer um MACHADO pequeno.

Por um segundo me perguntei: “Por que ela ACHA que vou precisar de um machado?” 

Fato é que usamos. Foi super útil!

Canada

O segundo momento de pânico foi quando ficamos em um campground, no parque nacional de Jasper, onde não havia nem luz, nem banheiro, nem água. Neste dia não tomei banho. No primeiro momento fiquei meio em choque, mas depois cheguei a conclusão que nossos banhos, estes que a gente toma, bem quentes, com muita água, demorados, todos os dias, são OVERRATED

Só para esclarecer, o motorhome tem água, luz, aquecimento, gerador próprio, mas não o suficiente para 6 pessoas tomarem banhos  LONGOS e lavar a louça!

Acabamos alugando os motorhomes em empresas diferentes. O maior era da CRUISE CANADA, que é um pouco mais barata. O menor, foi alugado na CANADREAM, era mais novo.

Canadajul2013522bx

E ai, o que acharam? Rola? Alguma pergunta? dúvidas?

 

OUTROS POSTS DA VIAGEM

• Canadá com crianças um destino surpreendente

• Vancouver com Crianças

• Victoria com Crianças

• Como é Viajar de Motorhome

• A Estrada Mais Bonita do Mundo

 Capilano Bridge: a maior ponte pensil do mundo

• Roteiro pela estrada mais bonita do mundo – Icefields Parkway

• Butchart Gardens

57 comments on “Como é viajar de motorhome

  1. Nos andamos cinco semanas, entre a Austrália e a Nova Zelândia. E foi tudo isso que você contou. É animação pegada. A Pikitim adorou viajar na “casinha com rodas” e ficar vendi desfilando as paisagens mais incríveis desde a janela…

  2. Adorei o post, aliás, adoro seu Blog. Não sou aventureira, mas confesso que fiquei com vontade de fazer uma viagem igual… Tenho certeza que meus filhos iriam adorar!
    Não sei se estou sendo inconveniente, mas quanto custa o aluguel desse veículo maior?
    Abraços!

    • O valor do aluguel do maior, onde ficamos em 6 pessoas, ficou em torno de US 150. Existem outras taxas que podem aumentar o valor. Por exemplo, ele pode vir com um kit de lençois e toalha, e kit de cozinha (pratos e panelas). E como quando alugamos carro, se devolver com tanque cheio é mais barato.

  3. Realmente deve ser muito legal, especialmente a parte das malas! Aqui é super ultra popular, todo mundo viaja assim. A gente nunca se aventurou pq nao temos a carteira pra RV.

    Mas quem sabe nao providenciamos uma logo? Seu relato me animou!

    E fiquei pensando… Meu marido odeia dirigir sozinho, sem ninguém pra conversar. Mas ao mesmo tempo, seria legal pras criancas se eu ficasse com elas atras. Dá pra conversar sem problema no motorhome aberto, o que tem comunicação com a cabine?

    Enfim, adorei o Post!

    Beijos!

    • Lu, no Canadá não precisa de carteira de motorista especial. Usamos a nossa daqui mesmo. Meu marido, meu irmão e meu pai levaram a internacional, mas nem isto foi necessário.

  4. Amei! Tenho muita vontade de fazer isso. Vc sabe se aqui no Brasil é possível viajar assim? Precisa de habilitação específica? Amei as fotos, a paisagem é belíssima mesmo! Deve ter sido maravilhoso e senti como naqueles filmes de viagens em família! Muito legal!
    Beijos!

    • Nine, conheço algumas família que viajam assim, mas a maioria ou emprestou o motorhome, ou tem seu próprio. Não existe a cultura de aluguel como em países como Canadá, Estados Unidos ou Nova Zelândia.

    • Van, nós queremos muito fazer este trecho, deve ser o máximo! Quando você vier pra cá no fim do ano a gente fala sobre esta ideia!!! beijos

  5. Amei! Fizemos isso com nossos filhos também pequenos na Califórnia e foi maravilhoso! Super estrutura também, recomendo!

    • Paula, meu próximo post vai ser com o roteiro! Vou tentar escrever ainda esta semana! Torça por mim kkkk beijos

  6. Achei o máximo. Eu sempre acampei com meus pais quando era crianca. E meu pai sempre quis fazer uma viagem de motorhome mas nunca fizemos por não ter um. Nunca pensei na possibilidade de alugar. E a idéia de fazer num local como o canadá, onde há uma boa estrutura pra isso é genial. Parabéns!!

  7. Pingback: Canadá com crianças: um destino surpreendente | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  8. Demais!! Moro no Canada há 4 anos e de fato aqui todos saem de férias com seus filhos em “roulotte”, nada traduz melhor o espírito do povo daqui do que isso! Ainda não fizemos a nossa, mas quem sabe um dia voltaremos assim para o Brasil. 😉

  9. Pingback: Vancouver com crianças | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  10. Pingback: Capilano Bridge (Canadá) – a maior ponte pensil do mundo | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  11. Oi Pati! Achei super legal seu post. Tenho viagem marcada para Toronto em abril e estou pensando em fazer esse roteiro com meu esposo. Temos 12 dias, você acha que são suficientes? Obrigada , Nanci

    • Oi Nanci, que delícia de viagem. 12 dias são suficiente para fazer este trajeto, no entanto, Toronto é o doutro lado do Canadá. Você precisa voar até Calgari (mais perto) ou Vancouver (quase 1000 km distante desta estrada). Vale a pena!

  12. OI Pati, td bem? Acompanho sempre suas aventuras com os filhotes! parabén.s Estou ” tentando” planejar uma viagem assim para ano q vem, mas confesso que estou um pouco perdida com tantas coisas. A primeira é a passagem, vc conseguiu um bom preço ? é melhor chegar em qual cidade/privincia para este roteiro?Calgary ou vancouver? tenho 20 dias, gostaria de ficar pelo menos 15 de motorhome ,v c acha que dá pra curtir a viagem de calgary atéa vancouver passando por whistler? tenho 2 filhos pequenos de 4 anos cada ( gemeos) e será somente nós. Também queria ter uma ideia de valor total gasto, para ver se dá mesmo para ir este ano ou deixo para ano q vem. Vc alugou na Cruises America né? vc indica? quantos km vc rodou, vejo que há muitos extras nos preços do RV, que encarecem bastante…se puder me ajudar com todas essas dicas eu agradeço muito! super bj …Andreia Neves….segue meu email> neves_andreia@hotmail.com

    • Oi Andreia, tudo bem?

      VAmos por partes:

      • Recomendo fazer Vancouver-Calgary de avião, o tempo de motorhome entre as duas é meio “sem sentido” (cerca de 8 horas). De qq maneira, 15 dias é bastante tempo, nós fizemos em 7. Adoraria ter tido mais tempo, principalmente para aproveitar mais Banf e Jasper, que são muito fofas.

      • Alugamos 2 motorhomes, um pelo Cruise Canadá e outro pelo Canada Dream (mais caro e mais novo), alugue com atencedência pois fica mais barato.

      • O maior (6 pessoas, cabia 7), custou cerca de 150 dolares por dia. PAra vocês, pode ser menor, fica mais barato. Os kits aumentam um pouco o valor, mas o único custo que você precisa ficar atenta é o do combustível.

      • Todo mundo me falava que o Canadá é muito caro, mas como o Brasil está muito caro, achei que comer lá é até mais barato do que aqui.Você vai ter custos como: parques nacionais, teleféricos, comida (fazer refeições no motorhome economiza bastante e é divertido). Os campgrounds são pagos.

      • Fizemos 2200 km

      Vancouver tambem é muito legal, mas não fique de motorhome por la porque vai ser dificil se locomover. Deixe para alguar no seu último dia. A cidade é muito fofa, vale a pena!!! Se for, não deixe de passear de bicicleta no parque, tem cadeirinhas para as crianças!!!

      Espero que tenha ajudado!

  13. Pati, que sonho!!! Estava pensando nessa viagem de carro, mas vou considerar seriamente o RV. Que astral bacana vocês fazendo a refeição ao ar livre, ainda mais assim, em família!
    Você foi bem no verão, né? Estávamos pensando em final de agosto – começo de setembro, até para fugir da altíssima temporada…
    Obrigada por compartilhar. Estou devorando esses posts!
    Se vc tiver links que te ajudaram a programar essa viagem (além de alguns já postados), divida com a gente também! Bjs

  14. Pingback: Ferry para Victoria com Pic Nic (Canadá) | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  15. Pingback: Canadá com Crianças: The Butchard Gardens | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  16. Pingback: A Estrada mais bonita do Mundo: nosso roteiro de motorhome no Canadá | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  17. Para bens pela viagem e obrigado pelas informãções Patricia!!!
    Lendo teu texto fiquei louco para fazer uma viagem semelhante e o destino muito propavelmente sera o mesmo !!! Durante a leitura tive algumas duvidas. São elas:
    Qual o valor da diaria nos campgrounds? É necessário reservar ou basta “chegar”?
    Nos proprios campgrounds é possivel reabastecer os reservatorios de agua do RV?
    Agradeço se puder responder 🙂

    Obrigado

    • Oi Vinicius, a viagem é realmente incrível.
      Vamos as respostas:
      1. Na maioria dos campgrounds é possível reabastecer a água, liberar o esgoto e se conctar à energia elétrica. Em apenas 1 ou 2 campgrounds que ficavam dentro de Parques Estaduais, não havia este tipo de serviço pois eles eram selvagens (em locais paradisíacos mas com praticamente nenhuma infra estrutura).
      2. Os campgrounds mais estruturados e bem localizados podem ficar lotados, então existe duas possibilidades: ou chegar de manhã cedo, quando a maioria está saindo e abrem as vagas, ou reservar em um dos centros de atendimento aos turistas (eles ficam na entrada das cidades como Banff, Jasper ou mesmo do Lake Louise). É bem simples e pode ser feito no dia anterior.
      3. A taxa nos campings varia de acordo com a estrutura, custa cerca de 30-40 dolares Canadenses (varia com o tamanho do RV e o número de pessoas viajando).

      Espero ter ajudado, Patricia

  18. Ola, adorei todas as dicas. Estou querendo ir para la em Junho com a familia. Meu marido e filhas, tenho gemeas ja com 12 anos. mas nao sei por onde começar, qual o melhor local para chegar indo do Brasil? Outra preocupacao é com os precos? é mais caro que viajar para os EUA? Os parques, campgrounds, alimentacao, sao muito mais caros? Qto vc calcula que custe por dia esse tipo de viagem?

    Obrigada.

    • Oi Andrea, tudo bem? Me assustaram muito antes de eu embarcar, dizendo que o Canadá era muito caro. Não achei. Os campgrounds não snão caros, muito mais baratos do que hotel. O mais caro é o combustível. Quanto mais refeições vocês fizerem no motorhome, mais barato!

  19. A carteira de motorista do Brasil é aceita no Canada? Para dirigir um RV la preciso de carteira de motorista especial?

  20. Pingback: Chemainus – a cidade dos paineis urbanos no Canadá | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  21. Oi Pat, estou com a mesma dúvida da Luciana: No caso de um casal viajando com crianças pequenas, a mãe terá que viajar na parte de trás, com as crianças. Mesmo o motorhome sendo aberto, dá para rolar uma interação legal com o pai, que vai ter que ir sozinho na parte da frente?

    • No motorhome que alugamos, a interação é SUPER tranquila. Os bancos traseiros são logo atrás do banco do motorista, como o veículo é bem aberto, todos podem conversar o tempo todo. As crianças podem pintar, jogar (ha uma mesinha) e ver filminhos, se você levar um aparelho que toque DVD. Sempre presas no cinto de segurança. Eu, as vezes ia na frente, as vezes atrás com as crianças.

  22. Olá Pat,

    O roteiro já está pronto (Calgary até Vancouver), reservei o RV e agora falta a finalização. Assim estão surgindo algumas dúvidas:

    Com quanto tempo vocês fizeram a reserva dos campings? Que tipo de Park Pass vcs utilizaram?

    O que significa o “Party Size” no site de reserva do camping, na área de Equipment?

    Obrigado e desculpa tantas perguntas 🙂

    • Ola Emanuel, que bom que está quase tudo pronto!

      Sobre as reservas: fizemos reservas em alguns dos campgrounds e quando fizemos foi com apenas 1 a 2 dias de antecediencia. Já estavamos na Estrada. As reservas foram feitas de dentro dos Centros de informações que ficam em alguns pontos turisticos (como o Lake Louise, por exemplo. Em resumo, a gente chegava no local, ia no centro de informações, dava uma olhada no que tinha por la, pegava folhetos, se informava sobre horarios e as vezes já programava onde ia estar no sia seguinte, então fazia reservas (eles tem telefones la).

      “Party Size” significa “seu grupo”. Ou seja, quantas pessoas estão viajando com você e vão ficar acampadas com você.

      Não lembro de ter usado nenhum ParkPass… não sei te responder!

      Abs e quero muito saber como foi, depois que vocês voltarem!

  23. Pati, muito boas as suas dicas. Vi que você disse que não precisa de carteira de motorista especial, mas precisamos da internacional, né? Outra dúvida. Ficaremos em Banff somente. A idéia de alugar o Rv era pela aventura. Será que vale a pena? Reservar um camping e sair para passear todos os dias conhecendo os locais de turismo. É fácil estacionar nos pontos turisticos, lagos, etc? Tem alguma dica de um camping bom em Banff? Obrigada desde já.

    • Oi! No Canadá não precisa de carteira de motorista internacional! Pode levar a sua daqui mesmo. Acho que alugar um motorhome para se divertir, vale a pena. Nos Lagos e na própria cidade de Banff tem estacionamento de motorhome. Um dos passeios que vale a pena é o teleférico. Tem também banhos termais – não fiz, e trilhas. Quando você chega na cidade vá direto para o centro de visitas.

    • Lembrei mais uma dica. Chegue cedo nos lugares para conseguir boas vagas. No Lake Loraine é difícil chegar com motorhome grande!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s